segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Qual o objetivo da Educação Física Escolar hoje?

Para que possamos entender a verdadeira essência da Educação Física Escolar é essencial que compreendamos qual é seu objetivo nos dias atuais.
Sabemos que a Educação Física acompanhou várias transformações, a LDB foi dominante estabelecendo-a como componente curricular obrigatório. Antigamente a escola se preocupava apenas com o conhecimento acadêmico e na inserção dos alunos no mercado de trabalo, somente depois passou a buscar a participação do aluno nos fatores da vida social como um todo. Assim, hoje a Educação Física Escolar tem o mesmo objetivo que a escola: ajudar na formação do indivíduo de forma completa e crítica, buscando ajudar na melhoria da sociedade. Deixando um pouco de lado a concepção biologicista e dando ênfase ao patrimônio cultural, investigando a forma que a sociedade se expressa através do movimento.

Um comentário:

  1. concordo plenamente,e acrescento ainda que o educador fisico é o eixo principal nessa transformação;então, se ele for capaz de contribuir para uma melhor socialização do individuo através do esporte, pelo canal "Escola", estará definitivamente realizando e exercendo seu ato de oficio:Educar.
    -JOSE ROBERTO-ACADEMICO DE EDUCAÇÃO FISICA(zeroaraujo@hotmail.com)

    ResponderExcluir