domingo, 20 de fevereiro de 2011

Das minhas experiências com estágios

Como acadêmica já tenho algumas experiências dos meus estágios, onde vi muita mudança e progresso acontecer. E olha que em curto tempo, afinal o que são 6 meses!? Passei por 1 escola municipal e 2 particulares e acredito que consegui fazer bons projetos, tendo retorno e grande parte dos meus objetivos alcançados.
Atitudinal é muito subjetivo!? é, com certeza. Mas é exatamente por isso que também estudamos "Psicologia da Educação", o que certamente nos dá boa base para as avaliações. O ponto chave é avaliar, avaliar sempre e tudo. Cada turma tem seu perfil e por isso o planejamento do 2º ano A não pode ser exatamente igual ao do 2º ano B, por exemplo.
É muito fácil chegar na escola e colocá-los para jogar, enquanto simplesmente apitamos. Mas a proposta da Educação Física Escolar não é essa, é realmente ajudar na formação do cidadão. E isso é realmente possível. Não podemos ter preguiça, temos que ler, estudar, analisar perfis, buscar inovar e avaliar sempre. Quando digo avaliar sempre e tudo, me refiro a avaliar o que se propôs, avaliar durante a aula e depois de cada aula. Pois assim pode-se ver mais de perto onde há algum erro e já tentar solucioná-lo na próxima aula. Se isso for feito apenas no começo e no final do semestre ou do ano por exemplo, fica mais difícil ainda verificar se teve progresso ou não.
Já dizia Freire... "Ensinar exige pesquisa. Não há ensino sem pesquisa e pesaquisa sem ensino. Esses que fazeres se encontram um no corpo do outro. Enquanto ensino continuo buscando, reprocurando. Ensino porque busco, porque indaguei porque indago e me indago. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar ou anunciar a novidade [...] (2002, p.32)

Dica de leitura: FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 21. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário