quarta-feira, 2 de março de 2011

Boas aulas precisam de equipamentos adequados?

Eis que surge uma questão delicada de ser tratada, diante de tantos "se" e/ou "mas", "porém"...
Então, para serem aplicadas BOAS aulas é necessário a utilização de material adequado?

É claro e evidente que material em qualidade e quantidade fazem ótimas aulas, mas infelizmente minoria das escolas dispõem de interesse em adquiri-los. E aí?! o que fazer? cruzar os braços e culpar a falta de espaço e/ou material por não haver sucesso nas aulas? Vejo isso como mera desculpa de profissionais "rola bola" que não se preocupam nenhum pouco com o que acontece ou deixa de acontecer.
Temos uma ferramenta maravilhosa em nossas mãos que é a internet, este é um mundo onde podemos encontrar muito material interessante e diferenciado que nos dão apoio para desenvolver todo o conteúdo da EF sem tanto material e/ou espaço. Dá pra utilizar material alternativo e até mesmo o espaço de uma sala de aula. Existem sites que consulto, que me ajudam muito, um deles inclusive está para ser desativado pelo Governo Federal por FALTA DE ACESSO. Aqui está: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.do . E vários outros que acesso diariamente em busca de material que dê apoio para planejar minhas aulas dos estágios. Aliás é material que pode ser utilizado mesmo que a escola possua um bom material e espaço.
Surgem então questões polêmicas como: "Se engrandecer por dar boas aulas sem materiais, é um desmerecimento à profissão, ao curso, e ao próprio profissional.", "se nao tem material é dever seu cobrar da escola", "Uma aula semanal, realmente não temos muito que fugir do 'fazer pelo fazer' "...
Venhamos e convenhamos, o profissional solicita o material e  não chega. Iai?! Enquanto isso...?! nada acontece? Os alunos são prejudicados com falta de conteúdo!? Isso não pode acontecer.
É claro que não sou a favor de trabalhar 1, 2, 3, 4 anos consecutivos só com material alternativo. Se com certeza aula com material bom e adequado é bem melhor. A questão é que maioria dos professores solicita material, não recebe e simplesmente cruza os braços diante do problema. Para mim, bom é o professor que solicita o material e não se deixa "abalar" pela falta do mesmo, adaptando e utilizando outros métodos enquanto esses não chegam, mas ao mesmo tempo fica "em cima" da escola, pressionando e cobrando os materiais. Não serve só adaptar e se contentar com isso...E também não serve cobrar material e enquanto isso... não fazer nada, estilo "vou embromar na escola enquanto seu material não vem".
A culpa é só da escola?! ou do governo? Precisamos pensar mais na gente, na nossa atuação, no nosso compromisso. É fácil culpar só o outro e dizer que não dá pra se ter uma boa Educação Física se não formos valorizados. Cruzar os braços diante de problemas não é e nunca foi solução para os mesmos. Sou a favor de lutar... Lutar trabalhando, mostrando a importância, etc.
Vem alguém e diz: "O problema não é cruzar os braços e sim achar normal ficar improvisando..."
Tá... mas então!? o que deve ser feito?! Se não tem material (mesmo cobrando da escola e do governo) e não se pode sempre improvisar. Fazer o que então?! Qual a solução para uma boa aula?! Dentro dessas condições? 



Nenhum comentário:

Postar um comentário